#DENÚNCIA: Yenzah

Há alguns meses atrás comecei a tão sofrida transição capilar, mas logo aviso que não estou sendo forte e em breve farei progressiva, mas será vegana, claro! :)

Fui em uma loja de cosméticos do meu bairro e lá comecei a busca pelos produtos: Máscara de hidratação, reparação e nutrição.
Estava tudo bem até eu entrar no banheiro e começar o processo de hidratação. Enquanto o produto estava agindo nos meus fios, como toda pessoa comum, estava eu lendo todos os rótulos de todos os produtos, até as mínimas letras. Eis que algo chamou a minha atenção, aquele produto que estava no meu cabelo, contia em seus ingredientes queratina hidrolisada. Como assim queratina hidrolisada? Estava escrito Cruelty free e sem ingredientes de origem animal!

Anteriormente eu havia comprado uma outra máscara da Yenzah, mas na pressa peguei a máscara sem o selo vegano por engano, mas logo reparei que não era a máscara escolhida, voltei a loja e troquei. Mas na segunda vez eu não havia lido o rótulo, apenas peguei o produto pelo selo vegano contido na embalagem.

Entrei em contato com a Yenzah, empresa responsável pela máscara de hidratação OM Ouro – Força.

Resposta da Yenzah:

A Yenzah realmente admitiu o erro da aplicação do selo vegano no produto OM Ouro (força), que contém queratina hidrolisada. Também informou os produtos que não possuem substâncias de origem animal.

Linha OM – Shampoo e leave-in
Linha AMO – Shampoo
Linha OM Ouro* – Shampoo, condicionador, spray de brilho e leave-in
Linha Yellow Off – Shampoo, condicionador e leave-in
Linha Sou+Cachos – Shampoo, condicionador c0-wash, água termal, leave-in, leave-in Sou+Cachinhos.

 

* A Linha OM Ouro (força) é a que possui a máscara de hidratação com queratina de origem animal e possui selo vegano.

Resposta da Yenzah:

Tudo ocorreu em setembro de 2016, e a Yenzah havia informado na época que o processo de correção já havia iniciado, mas no final de fevereiro de 2017, voltei na mesma loja de cosmético onde eu havia realizado a compra da máscara OM OURO, e para a minha surpresa e indignação, a mesma ainda estava a venda, sem nenhum reparo ou aviso.

Fiquei super revoltada quando vi o produto na prateleira a venda. Com certeza muitas pessoas compraram sem ler o rótulo do produto, apenas por verem o selo vegano, assim como eu. Realmente não dá para confiar!

Todos podemos errar? Sim, podemos! Mas o mínimo que uma empresa pode fazer é retirar os produtos das lojas ou colar avisos que especifiquem que o produto que estão oferendo, não é aquilo que estão vendendo. É comprar gato por lebre!
Eu tive um prejuízo de R$39,95 reais, e a Yenzah em momento nenhum se prontificou em reparar o erro comigo. E quantas pessoas estão utilizando o produto sem saber?

Sempre leio o rótulo dos produtos, mas dessa vez eu confiei no que a empresa estampou na embalagem do produto, e foi um grande erro que cometi, pois sempre leio os rótulos. Fica de lembrete e aprendizagem!

Composição: Aqua, cetearyl alcohol, butyrospermum parkii, macadamia ternifolia seed oil, argania spinosa kernel oil, creatine, sodium hyaluronate, gold, hydrolyzed keratin, behentrimonium methosulfate, quaternium 70, propylene glycol, amodimethicone, trideceth-12, cetrimonium chloride, hydroxyethyl urea, behentrimonium chloride, parfum 2-(4-tert-butylbenzyl) propionaldehyde/butylphenyl methylpropional, disodium edta, methylchloroisothiazolinone, methylisothiazolinone, bht, citric acid, CI19140, CI42090, CI 16185.

O selo é de bom tamanho e destaque. Mostra um coelho, com coração e uma folha. “A Yenzah é amiga da Natureza. Sem parabenos, sem testes animais e sem produtos de origem animal”.

Espero que a Yenzah retire os produtos das lojas ou coloquem avisos referente ao erro da etiqueta vegana, pois está feio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *